Oficina de Poliedros: uma
perspectiva concreta da geometria
Justificativa
Percepção
da dificuldade em se visualizar uma figura tridimensional;
Possibilidade
de facilitar o aprendizado dos elementos dos sólidos geométricos por meio de
sua construção.
Objetivo
Mostrar
que é possível trabalhar conteúdos da Matemática em um diálogo com o mundo
concreto, com a prática, e distante da abordagem meramente conceitual
Metodologia
Apresentação
das figuras de planificadas;
Montagem
dos sólidos utilizando-se das nomenclaturas: vértice, aresta e face;
Classificação
dos sólidos em “poliedros e não poliedros” e no grupo dos “poliedros” as
pirâmides e prismas;
Por
meio das faces dos poliedros, estudar as figuras geométricas planas e seus
perímetros e áreas;
Participantes
·
Alunos
de qualquer ano escolar, pois, desde o 3º ano do EF I os poliedros são
apresentados.
Estratégia
·
As
peças planificadas serão recortadas pelos alunos, a seguir dobrarão as partes pontilhadas e formarão as
caixas poliédricas colando-as nos locais indicados.
Por
meio de conversa, observação e manipulação do material, será mostrado ao aluno:
Que
os objetos ocupam espaço;
Que
a superfície de um objeto separa o espaço ocupado por ele do resto de espaço.
Será
apresentado as partes do poliedros, como arestas, faces, vértices.
Através
das faces figuras estudaremos as figuras planas, áreas e perímetros.
Resultados esperados:
·
Espera-se
que o aluno tenha maior compreensão nas nomenclaturas usando o ZPD.
·
Quando
ele finaliza o trabalho, levará para sua casa onde apresentará para sua família
com grande orgulho, aumentando assim sua autoestima e fazendo com que a família
participe da vida escolar.
Referencial Teórico
Teoria
Sócio-Histórico-Cultural
Vygotsky (1924/1987) e seus
seguidores;
gostei !!!!!!!!
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