terça-feira, 1 de abril de 2014

Atividade 7

Oficina de Poliedros: uma perspectiva concreta da geometria
                      

Justificativa
  Percepção da dificuldade em se visualizar uma figura tridimensional;
  Possibilidade de facilitar o aprendizado dos elementos dos sólidos geométricos por meio de sua construção.
Objetivo
  Mostrar que é possível trabalhar conteúdos da Matemática em um diálogo com o mundo concreto, com a prática, e distante da abordagem meramente conceitual
Metodologia
  Apresentação das figuras de planificadas;
  Montagem dos sólidos utilizando-se das nomenclaturas: vértice, aresta e face;
  Classificação dos sólidos em “poliedros e não poliedros” e no grupo dos “poliedros” as pirâmides e prismas;
  Por meio das faces dos poliedros, estudar as figuras geométricas planas e seus perímetros e áreas;
Participantes
·         Alunos de qualquer ano escolar, pois, desde o 3º ano do EF I os poliedros são apresentados.
Estratégia
·         As peças planificadas serão recortadas pelos alunos, a seguir   dobrarão as partes pontilhadas e formarão as caixas poliédricas colando-as nos locais indicados.

  Por meio de conversa, observação e manipulação do material, será mostrado ao aluno:
  Que os objetos ocupam espaço;
  Que a superfície de um objeto separa o espaço ocupado por ele do resto de espaço.
  Será apresentado as partes do poliedros, como arestas, faces, vértices.
  Através das faces figuras estudaremos as figuras planas, áreas e perímetros.
Resultados esperados:
·         Espera-se que o aluno tenha maior compreensão nas nomenclaturas usando o ZPD.
·         Quando ele finaliza o trabalho, levará para sua casa onde apresentará para sua família com grande orgulho, aumentando assim sua autoestima e fazendo com que a família participe da vida escolar.


Referencial Teórico
     Teoria Sócio-Histórico-Cultural
            Vygotsky (1924/1987) e seus seguidores;



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